PASSOS PARA CONTROLAR EMOÇÕES
PRIMERO: Identifique os pensamentos negativo.
SEGUNDO :Procure corrigir os pensamentos negativos. Por exemplo, se pensar: 'Nunca faço nada certo', substitua isso por: 'Sou exatamente como todo mundo; faço muitas coisas certas, mas também cometo meus erros.'
Não espere sentir-se melhor imediatamente após fazer essa correção (embora isso possa acontecer), e não fique remoendo o assunto. Apenas faça essa afirmação e vá para o passo seguinte.
TERCEIRO: Fazer empenho para tirar da mente o pensamento aflitivo. Procure expulsá-lo com tanta força e segurança, como faria com a idéia de cometer um crime grave. Embora talvez consiga fazer isso com forte esforço mental.
QUARTO:Este passo é de imensa importancia, absorva-se em outra coisa, em algo edificante. Isso é vital, porque os pensamentos negativos tentarão vez após vez retornar à sua mente. Mas você tem a seguinte vantagem: só lhe é possível concentrar-se plenamente numa única coisa por vez. Você pode provar isso para si mesmo tentando concentrar-se totalmente em dois assuntos ao mesmo tempo. Se a mente já estiver plenamente ocupada com outra coisa, será difícil os pensamentos negativos retornarem..
A maneira de substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos é ilustrada pelo Dr. Maxwell Maltz, que diz: “Quando seu toca-discos toca músicas que você não gosta, você não tenta obrigá-lo a tocar algo melhor. . . . Simplesmente troca o disco, e a música já é outra. Use a mesma técnica com a 'música' que sai de seu aparelho interno.”
Sim, os pensamentos negativos muitas vezes são fortes demais para ser simplesmente postos de lado. Eles têm de ser expulsos pela substituição. Coloque um “disco” diferente, um positivo. Sintonize numa “freqüência” diferente e edificante, numa “emissora” diferente, e fique absorto nisso.
Será Difícil
É muito fácil explicar esses quatro passos, mas quão difícil pode ser segui-los! Portanto, não se surpreenda se, a princípio, for difícil superar pensamentos e emoções negativos. Espere que seja difícil, mas saiba que, com o tempo, ficará mais fácil.
Considere o exemplo de Cindy, uma professora cuja mãe era alcoólatra. Durante anos, Cindy sofreu com sentimentos de culpa e insegurança. Daí, ela decidiu enfrentar o problema. O que fez?
Cindy explica: “Primeiro, procurei identificar que pensamentos específicos causavam meus sentimentos negativos. Sempre que esses pensamentos surgiam, eu os reformulava, racional e objetivamente. Daí me empenhava em ter muitos pensamentos positivos. Eu obrigava minha mente a fixar-se nos alunos e em como poderia ajudá-los. Aos poucos foi ficando mais fácil, e senti-me mais dona dos meus sentimentos.”
No entanto, talvez se pergunte . . .
Por Que É tão Difícil?
Será que é fácil abandonar hábitos ruins, como comer demais ou fumar? De modo algum! Eles são superados apenas com esforço consciente e decidido durante um período prolongado. Para muitos, a maneira negativa de pensar é um hábito, e, como outros hábitos ruins, é difícil de abandonar.
Se você tem o hábito de pensar de maneira negativa, para superá-lo provavelmente será preciso a mesma determinação de quem faz regime ou de quem decide parar de fumar.
O ponto é: não desista nem decida permanecer deprimido só por ser mais fácil. Apegue-se à luta contra a maneira negativa de pensar, mesmo que isso signifique meses de tentativas e talvez de recaídas. Continue fazendo esforço, como se estivesse treinando para uma competição atlética. Pense nos resultados a longo prazo, em vez de na satisfação imediata.
Podem Ser Completamente Eliminadas?
Podem as emoções negativas ser completamente eliminadas? Bem, se espera alcançar felicidade perfeita agora, ficará desapontado. A felicidade, atualmente, é relativa e incompleta. Mas isso ainda é bem melhor do que ficar preso numa vida de persistentes e debilitantes emoções negativas.
Significa isso que as emoções negativas nunca serão superadas? De modo algum! A Bíblia explica realisticamente que a imperfeição ainda nos acompanhará por mais algum tempo, mas que há uma época designada para ela ser eliminada para sempre. Isso ocorrerá em breve, quando o Reino de Deus, seu governo celestial nas mãos de Jesus Cristo, assumir completamente todos os assuntos da Terra e der início ao processo de restauração da perfeição humana. Jesus chamou esse processo de “recriação [ou: “regeneração”, nota]”. — Mateus 19:28; veja também Salmo 37:29; Mateus 6:9, 10; Revelação (Apocalipse) 21:3-5.
Por enquanto, porém, aceitar as limitações que nos são impostas pela imperfeição humana o tornará mais feliz. Em vez de ir a extremos em busca de perfeita saúde mental, estará livre para empenhar-se em outros assuntos da vida. E encontrará bem maior paz mental e felicidade de saber que a derradeira solução para as emoções negativas repousa nas mãos capazes do Deus Todo-Poderoso.
São as sugestões apresentadas apenas hipotéticas? Funcionam mesmo? Sim, funcionam, como revelam os seguintes casos reais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
á Marcia me chamao ANDRÉ estou escrevendo um livro de tratamento sobre a dependencia quimica e encontrei no seu blog um artigo muito bom e gostaria de coloca-lo em meu livro por esse motivo te procuro. aguardo resposta. obrigado e umforte abraço... deioandre@gmail.com
Postar um comentário